segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vou mesmo

dar guito pelo cd do Xeg. Comprei o "Remisturas Vol. 1" quando tinha 14 anos e, tempos mais tarde, percebi que esse era dos maiores erros que se podia cometer e prometi a mim mesmo não voltar a fazê-lo. Estava errado.

Já ouviram bem o último snippet (desta vez completo) que ele dropou no myspace? Se fazem parte do grupo que diz que o Xeg de antigamente está morto e enterrado têm aqui várias provas em contrário. X-E-G v2.0 - o mesmo de sempre com todas as vantagens potencializadas pelo seu mais recente update.

10 comentários:

Unknown disse...

Remisturas vol. 1 traz recordações de uma bela aventura na Sta. Catarina. Velhos tempos!

Realmente o novo Xeg está com mais bagagem a nível técnico, mas pelo que ouvi (o single) está naquela fase de querer meter tanto jogo de rimas que acaba por se perder o significado do que está a dizer, isto é, acaba por perder alguma lógica no discurso. Algo que aconteceu de alguma forma com quase todos os que passaram por esta mudança.

cantautor à paisana disse...

Ya, quase todos, nem mais... A excepção é o Sam :P

Anónimo disse...

News xeg inova e eleva o patamar! Man o Xeg não esta versão 2.0 isso já é ultrapassado, tá na versão 3.0 eheheheh. Agora mais a serio, este album tem tanto de positivo que é impossivel deixar escapar. Desde a construção de beats, onde xeg sempre esteve um passo a frente, até às rimas (o single peca muito infelizmente) onde com esta nova metrica consegue ao mesmo tempo soar melhor e contar historias com sentido e transmitir bem a sua mensagem. Entre punchlines e story telling passando ainda por intrevenção este album do xeg vem para ficar, um clássico.

cantautor à paisana disse...

Exactamente, concordo a 200%! Mas ainda bem que o single é mau, assim as expectativas estavam baixas e o Xeg surpreendeu ainda mais lol

Anónimo disse...

Á excepção do Sam??? porra hás-de me dizer que é que o Sam diz nas primeiras rimas que tem no album novo do xeg, e o que é que ele diz na participação com o DJ tafinha e noutros muitos sons. O sam é um grande mc, mas tá farto de fazer frases sem sentido só pa ter flow.

Quanto ao xeg, eu também gosto desta evolução dele, até porque ele consegue fazer um bom equlibrio entre metricas e conteúdo.

cantautor à paisana disse...

"A TV queria raps, dialectos são barrados"

A televisão, apesar de querer apostar no rap (a nova galinha dos ovos de ouro), não estendeu a aposta ao rap crioulo.

"Tu és contra mas um dia metes bling no açucar"

Referência ao típico mc que faz "rap para rappers" e que é contra esta massificação do hiphop/este "boicote" televisivo mas que acaba por se deixar aliciar pelo bling e pela geração morangos.

Daí para a frente é na mesma onda. Até numa posse cut, o típico som onde se exibe o skill e meia-dúzia de punchlines, o Sam consegue ter sentido no que diz.

Quanto à música do Dji Tafinha, concordo que o conteúdo não é muito. Mas esse é um som na onda do "Na Posse de Rimas", é suposto os gimmicks serem alvo de destaque.

A questão é que o Sam não desvaloriza o conteúdo quando é realmente necessário, sempre com grande técnica. Basta ouvires, e isto é um exemplo entre muitos, a "Pois É" (http://www.youtube.com/watch?v=8Mjqa9GSz3M - ainda não percebi se tem algum destino traçado). Tens ainda a "O Beat Matou-te", é difícil haver mensagem mais real que essa ;)

Anónimo disse...

atenção eu não tou a falar de mensagem. Tou a falar de sentido nas frases. tenta ler as 8 primeiras frases do sam nesse som do album novo do xeg.

"tu és contra mas um dia metes bling no açúcar". É exactamente esse tipo de frases que falo. Tu conseguiste fazer o exercício incrível de traduzir "meter bling" por "deixar-se aliciar pelo bling" que é exactamente o oposto. Essa frase ninguém entende porque está altamente encriptada como imensas frases que o sam actual faz só para ter flow. Para mim isso é batota. assim ter flow é fácil. se reparares neste novo Xeg ele tem sempre flow e não precisa dessas batotas com frases que só o próprio mc entende. tenta também ler as frases no som do tafinha como de outros sons. E don't get me wrong , o sam é dos meus mc's favoritos, mas actualmente tenho que fazer um esforço enorme para perceber metade do que ele diz e não se pode dizer que o Sam seja um rapper profundíssimo.

Anónimo disse...

as primeiras duas frases são " a TV queria raps, dialectos são barrados, tu és contra mas um dia metes blings no açúcar" . o sam trocou os tempos verbais todos só para poder rimar a silaba "ia"

a frase deveria ser " a tv quer raps, dialectos são barrados, tu és contra mas um dia meterás blings no açúcar" . A frase continuava encriptada na mesma mas pelo menos a língua portuguesa que o sam tanto defende não seria horrivelmente lesada como foi.

cantautor à paisana disse...

Pensava que estavas a dizer que as frases do Sam andam vazias em conteúdo, não reparei que estavas a falar da própria construção, my bad...

Não é errado usar mais do que um tempo verbal na mesma frase.

"A TV queria (já não quer, percebeu que agora a cena é outra) raps, dialectos são (eram e continuam a ser, independentemente disso) barrados, tu és contra mas um dia metes bling no açucar (o "metes" aplica-se a quem já o fez e a quem o fará, não significa necessariamente "meterás").

Nada no português te proíbe de conjugar um verbo no presente para falar do passado. Por isso é que dizes "Ia eu muito descansadinho na rua... Até que dou de caras com dois badamecos que me pedem o telemóvel" lol

Comparar o Xeg ao Sam é ridículo, desculpa lá :P Bem como esta teima. O Sam continua perfeitamente perceptível e, se rimasse como no exemplo que deste, a estética da música dele (que também é importante) ia com o crl lol

Anónimo disse...

então se a tv já não quer, porque é que ele a seguir diz " tu és contra mas um dia metes..." se a Tv já nao quer porque é que ele vai meter???? lol tu deves estar a sofrer muito para conseguir dar sentido ás frases do sam, não te esforçes tanto porque não tem mesmo sentido. Mas também já chega, não vamos estar aqui a perder mais tempo com isto. Gosto do teu blog, continua.