segunda-feira, 18 de maio de 2009

O teu marido não te engana

Ainda não percebi muito bem como é que pode haver tanta gente a queixar-se do "novo skill" do Xeg. Já li em vários sítios e já ouvi várias pessoas a dizer que ele perdeu o estilo próprio, o swagger.

Como é que é possível ser apreciador de um "estilo próprio" que se baseia na total ausência de técnica (flow, métrica e dicção) e em letras que, apesar de focarem aspectos interessantes/importantes, eram básicas e desprovidas de recursos estilísticos que enriquecessem o texto? Assim sendo, não é preferível ler um jornal? Em 2001 havia desculpa, em 2009 não.

E, ao que parece, o Xeg percebeu isso melhor do que ninguém. Já o público...

Tudo bem que, depois de descobrir a fórmula mágica, ainda não se cansou de a utilizar. A questão é que também explorou um único estilo até à exaustão ao longo da última década, com uma "pequena" nuance: não possuía nenhum dos argumentos de que dispõe agora.

À excepção do single "Liberdade" (falhou ali qualquer coisa), é notório que o novo Xeg tem flow/word play/dicas ("Continuação Parte III", "Na Posse de Rimas", "O Teu Marido Não Te Engana") e, como não podia deixar de ser, conteúdo ("Primeira Vez").

Já há algum tempo que desconfiava deste seu novo fôlego - as grandes prestações de que foi protagonista recentemente nas mixtapes "2780 Oeiras", "Lisa Chu" e "Mike Phelps" deixaram-me de água na boca instantaneamente.

Digam adeus ao Xeg versão intelectual/spoken word e recebam de braços abertos o Xeg versão rap.

(Bambino, oferece o a.k.a. Mad Nigga ao Short Size, ele merece!)

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog! Boa iniciativa!

Podias também abordar alguns temas que ultimamente têm vindo à baila como por exemplo o Rap Indie (não ser rap para alguns).

cantautor à paisana disse...

Hei, obrigado!

Eu ouço e gosto de algum indie, sem dúvida, mas de certeza que há algumas pessoas com mais conhecimento na área que possam falar sobre isso.

O que não me invalidade de mandar uns bitaites esporádicos sobre o tema lol

Druco disse...

O single do Xeg não está tão atractivo como as restantes músicas que se puderam escutar. Gostei bastante do novo rumo do Xeg.